PASOS ISSN 1695-7121
Fundada em 2003, a Pasos. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, publicada pelo CEDTUR - Centro de Estudos de Desenvolvimento Turístico (Universidade da Maia /Portugal) em parceria com o Instituto Universitario de Ciências Politícas y Sociales (ULL, España), tem vindo ainda a afirmar a sua presença em índices de qualidade.
Em 2006 o factor de impacto da PASOS foi estimado em 2,8 numa escala de 5 pontos a partir de uma selecção de 40 revistas segundo o critério de 314 investigadores orindos dos USA, UK, Hong Kong e Austrália (trabalho publicado por McKercher, B.; Law, R. e Lam,T., 'Rating tourism and hospitality journals', Tourism Management, 27: 1235 -1252). Já em 2012, a revista consta do índice espanhol InRecs (reportado a 2011) com a pontuação de 0.211 e MIAR (valor ICD 3.954), estando igualmente incluída, entre outras, nas seguintes bases de dados: Redalyc (repositório completo e descarga directa; impacto 2005 -2009 0,170); DOAJ (repositório completo e descarga directa); Latindex; CAB Abstracts; E -Revistas; Dialnet; COPAC; SUDOC; ISOC; DICE; CIRET; Altis Intute: social sciences; EBSCO Publishing. Para as integrar foi necessário cumprir com os requisitos de avaliação de cada uma delas. No que respeita a critérios de qualidade editorial foi considerado que, em 2009, PASOS cumpria com 35/36 do Latindex, ANEP (2014) A, e 17/22 NECA.
Para 2010-2014, nos índices H das revistas de Ciencias Sociales Españolas, PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural tem atribuído um H Index 13. Na classificação Capes Qualis (Brasil) obteve um B1 (2015) no grupo interdisciplinar e de Sociologia. A Classificação Integrada de Revistas Científicas CIRC atribui-lhe um B, e CARHUS (2009) um C. Em 2015, além das bases de dados e índices de qualidade indicados, a revista foi incorporada na ERIH-PLUS e na WEB OF SCIENCE – WOS (sistema ISI) da Thomson Reuthers, uma das mais significativas bases de dados bibliométrica a nível das revistas científicas. De carácter multidisciplinar, a WOS incorpora a Science Citation Index, o Social Sciences Citation Index e o Arts & Humanities Citation Index, proporcionando uma avaliação à produção científica nodal para o conhecimento dos investigadores na comunidade científica. A avaliação é aferida através da utilização de indicadores bibliométricos que incidem na qualidade, na importância e no impacto científicos. A par da Scopus e do Google Scholar Metrics, a web of Science é uma das ferramentas bibliométricas presentemente mais usadas e, até há pouco tempo, o principal instrumento de análise de citações. A partir destas bases de dados é, pois, possível o cálculo do fator de impacto e de outros indicadores bibliométricos das revistas científicas presente no JCR – Journal Citation Reports. Em termos de instrumentos de classificação de periódicos podemos também anunciar a inclusão da PASOS na Emerging Sources Citation Index (ESCI) da Tomson Reuthers.
Num olhar retrospetivo, no ano de 2015 a PASOS recebeu a proposta de 253 artigos para publicação, sendo que destes foram revistos 142 artigos no sistema de double-blind refereeing, com 55% de rejeição, e publicados 104 artigos em 3 números ordinários e 3 special issue dedicados aos temas:
i) Overview of Anthropology of Tourism from South;
ii) The constant evolution of tourism: innovation, technology, new products and experiences;
iii) Sustainability and shifting paradigms in tourism, este último número preparado pelos editores convidados Eduardo Fayos-Solà, Heredina Fernández-Betancort e Cipriano Marín-Cabrera.
Por outro lado, as descargas da revista no Portal PASOS têm aumentado consideravelmente, na ordem das três a quatro centenas por dia, enquanto a presença do publicado fica também acessível em repositórios como Redalyc, Memoria Digital de Canarias, Universidad de La Laguna e outros. Em 2016 passará a ser atribuído um indicador persistente aos artigos publicados, o DOI - Digital object identifier, a que acresce a revisão e atualização da plataforma OJS com a colaboração da Universidad de La Laguna e do grupo de investigação PESCATUR. Continuará ainda a ser publicada uma versão em papel da PASOS com a parceria do ISMAI.
Em suma, empenhados em prosseguir o aumento da visibilidade, difusão (open acess) e melhoria dos procedimentos de gestão científica e editorial da PASOS, são múltiplas as tarefas e desafios com que permanentemente nos confrontamos, só possível levar por diante com a colaboração de muitos, nomeadamente do Conselho Científico da revista, dos seus Editores Temáticos, dos peer reviewers e, naturalmente, dos autores.